Redirecionar

10 maio 2010

Dica: Saúde da coluna

Bom dia gentee!! Como não consegui postar ontem, aproveito para mandar Feliz dia das mães para todas as mamães!! Dia das mães é todo dia... Independente de atritos e briguinhas do dia-a-dia, não há nada que se compare com colo de mãe !? Bjoo para minhas amigas super mamães, que eu amo tanto e que também são exemplos!!
Bom, vira-e-mexe ando sentindo dores na coluna (isso não é nada agradável!!), estava aqui lendo algumas reportagens sobre tratamentos para problemas com postura e encontrei uma reportagem da revista Men's Health muito esclarecedora e resolvi postar aqui para ajudar quem sofre com este tipo de problema e, também, para quem não sofre, porque nada melhor que prevenir !?

Abaixo alguns trechos da reportagem que encontrei no site da revista http://menshealth.abril.com.br/saude/conteudo_290235.shtml

Segundo estimativas dos especialistas da Escola Médica de Harvard (EUA), sete em cada dez pessoas vão ter em algum momento da vida um distúrbio nessa região, desde incômodos passageiros até dores crônicas insuportáveis. "São problemas geralmente causados por erros de postura, excesso de tensão muscular ou estresse e, de forma indireta, por exercícios inadequados ou acidentes (como fraturas, hérnia de disco, entre outros)", diz a fisioterapeuta postural Cinthia Ito, do Instituto Vita, em São Paulo.
O incômodo campeão de ocorrências é o torcicolo. "Ele costuma acontecer de repente e geralmente está associado a traumas banais ou movimentos abruptos da cabeça", conta Marcelo Poderoso, ortopedista do Instituto Vita. A articulação trava, provocando contração súbita e involuntária do músculo. O pescoço então fica duro. O travamento dolorido tem uma função protetora: evita que a lesão na articulação se transforme em algo mais grave.
No dia-a-dia, muita gente deixa o problema para lá, mas, segundo os especialistas, o ideal seria usar um colar cervical (aquela estrutura horrível que imobiliza seu pescoço, fazendo você parecer um andróide) e tomar analgésicos e relaxantes musculares. Nada de fazer automassagem ou estalar o pescoço para destravar. "O sistema nervoso é como a fiação elétrica de uma casa. Se você mexer nos fios - que no corpo são as raízes nervosas que saem da medula - de maneira inadequada, pode provocar um curto-circuito. Ou seja, manipular essa região incorretamente pode irradiar a dor para outra área do corpo", explica a fisioterapeuta Cinthia Ito. "O que pode aliviar o desconforto é a aplicação de compressa de bolsa de água quente no local", ensina o ortopedista Eduardo Barros Puertas, chefe do Grupo de Coluna do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Dormir de barriga para baixo também coloca seu pescoço a prêmio: ele fica horas torto, sob tensão. Travesseiro alto agrava o problema, por manter o pescoço muito flexionado. A Associação Americana de Terapia Física considera os modelos de pena melhores do que os de espuma, por se moldarem ao pescoço. O travesseiro tem de servir de apoio para a curvatura natural da nuca, e não para o alto da cabeça.
O ideal é não esperar a dor ficar crônica para procurar ajuda. "Quando o problema já está instalado, é mais difícil de ser solucionado", diz Márcio De Luna, fisioterapeuta e presidente da Associação Brasileira de Acupuntura Seção Rio. Além dos tratamentos convencionais, as terapias complementares costumam dar resultado no alívio à dor.

Algumas mudanças no dia-a-dia para aliviar problemas apresentadas na reportagem: 

  • Água quente ajuda a descontrair a musculatura da cervical. Aproveite a hora do banho para uma destravada geral. Embaixo do chuveiro, lentamente olhe para cima e para baixo, mexa a cabeça para os lados e faça movimentos de rotação suaves, alongando sem forçar. Se sentir dor, pare.

  • Nada de ler deitado com a cabeça apoiada na cabeceira da cama ou em vários travesseiros. Sente-se com as pernas e a coluna retas, apoiando o livro numa almofada no colo.

  • Ao dirigir, mantenha o encosto de cabeça do banco de forma que a curvatura acolchoada se encaixe na curvatura da sua cervical.
Alguns exercícios:

  • Sente-se com os braços esticados e segure a cadeira por baixo do assento.
    1. Inspire levando o ar até o abdome e, expirando devagar, incline o pescoço lateralmente para a direita, como se fosse encostar a orelha no ombro.
    2. Alongue-se até onde conseguir, mantendo a posição de 10 a 15 segundos. Volte a cabeça à posição inicial. Faça três vezes de cada lado.

  • De costas na cama, sem o travesseiro, estenda braços e pernas e inspire fundo. Solte o ar virando o pescoço para o lado direito, olhando para o ombro. Mantenha-se assim por alguns segundos e volte à posição inicial. Repita três vezes de cada lado. "Esse alongamento é ótimo para relaxar antes de dormir", diz a fisioterapeuta Adeline Enriquez.
Bom, espero poder ajudar quem anda com a coluna meio 'travada' como eu, assim como evitar que outros sofram com essa chatice!! bjos


 Imagem: Google/dicas de postura

Nenhum comentário:

Postar um comentário